terça-feira, 28 de maio de 2013

7º Encontro PNAIC Flor de Lis

Unidade 3

7º Encontro


Nosso segundo e último encontro da Unidade 3 iniciou com a gentil presença da Professora e Assessora Pedagógica da Equipe de Alfabetização de Serra - ES, no Auditório da EMEIEF "Ana Rocha Lyra" a Srª Joice Mara Martins Lemos, que nos encantou com seu relato propiciando aos professores alfabetizadores do município conhecer um pouquinho da seu trabalho e experiência com a alfabetização a partir de textos.

Foi apresentado a sequencia didática a partir da literatura: "Quer brincar de pique-esconde?" Das autoras: Isabella e Angiolina.


Tal apresentação foi muito produtiva e gerou novas reflexões em nossos professores alfabetizadores sobre a prática pedagógica, registros e divulgação dos trabalhos já realizados no município.

Em seguida retornamos para a sala de aula a fim de prosseguir com o planejamento de nosso encontro, onde foi proposto o slide dialogado sobre Conhecimentos sobre o Sistema de Escrita Alfabética, associado aos relatos da Professora Joice Mara.

Outra Proposta foi a leitura do texto de Cagliari - O Alienígena que queria aprender a ler.




Após as discussões e questionamentos abordados pelos professores sobre as práticas utilizadas,  além de novas sugestões para os trabalhos realizados em nossos encontros, encerramos o encontro com a análise de duas abordagens e a proposta de tarefa não presencial de análise do livro didático em relação aos questionamentos propostos, além da seleção de um livro com objetivo pré-definido para trabalharmos nos próximos encontros a sequencia didática.


Obrigada pela presença Joice, sucesso em sua caminhada!


Náysa  Taboada
Orientadora PNAIc 1º ano




quinta-feira, 16 de maio de 2013

Reunião com Pedagogos

Informações aos Pedagogos - PNAIC

Nesta última terça-feira, dia 14 de maio, a Coordenadora Local do PNAIC, Kenia dos Santos Francelino, promoveu uma reunião com os Pedagogos de 1º ao 3º ano das Escolas de Ensino Fundamental do Município de Guarapari, juntamente com as Orientadoras da Formação.

O momento foi muito produtivo, pois foram relatados os trabalhos realizados até a data atual com as professoras alfabetizadoras do 1º ao 3º ano, foi proposta de parceria com esse profissionais a fim de desenvolver além da formação, a continuidade das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa., acompanhando e direcionando as tarefas, avaliações e ações praticadas na escola.

Parabéns a todos os profissionais que estiveram presente nesse encontro e ao profissionalismo por se dispor em atuar como parte integrante do PNAIC.






Náysa Taboada
Orientadora 1º ano PNAIC

Bolsa do PNAIC

Orientações...




Náysa Taboada
Orientadora 1º ano

sexta-feira, 10 de maio de 2013

6º Encontro PNAIC Flor de Lis

Unidade 3

6º Encontro


Neste encontro demos início a 3ª unidade do PNAIC. A princípio e como habitual, realizamos uma retomada do encontro anterior como aponta os slides, conversamos e relembramos os direitos de aprendizagem de História e como podemos trabalhar tal disciplina no 1º ano.

Dando sequencia a essa temática e com a proximidade do Dia das Mães, foi realizada a leitura do livro: Se as coisas fossem mães" de Sylvia Orthof. Após esta leitura, foi proposto aos professores alfabetizadores a tarefa de planejar uma aula contemplando os direitos de aprendizagem de História (Atividade 1)

Após a socialização e conclusão de como é possível contemplar vários conhecimentos de História utilizando a literatura, demos início propriamente dito a Unidade.

O tema desta nova Unidade é A aprendizagem do sistema de escrita alfabética, fiz a leitura dialogada dos slides e prosseguimos marcando as partes mais importantes do texto: A escrita alfabética: por que ela é um sistema notacional e não um código? Como as crianças dela se apropriam?

Por seguinte a proposta foi analisar as duas abordagens disponibilizadas: (Atividade 2)

Com as conclusões e avaliações diante das leituras e análise das abordagens, partimos para a parte final do encontro, onde trata-se da questão das habilidades fonológicas, com o vídeo em 3 partes, sugerido pelo caderno do PNAIC: 

Alfabetização: apropriação do sistema alfabético 


Parte 1

Parte 2



Parte 3

Assim, encerramos nosso encontro levando em mente alguns questionamentos que foram provocados e debatidos, confrontando observações entre o vídeo e nossa realidade local, sobre: números de alunos, estrutura escolar, material disponibilizado, tarefas propostas, valorização e compromisso profissional, planejamento e o acompanhamento familiar, itens relativos ao sucesso e fracasso escolar de nossos alunos.


Náysa Taboada 
Orientadora PNAIC 1º ano


segunda-feira, 6 de maio de 2013

5º Encontro PNAIC Flor de Lis


5º Encontro



Iniciamos nosso encontro retomando o encontro anterior, conversando sobre as visitas realizadas nas escolas, os registros, as conversas com as Pedagogas e os planos de aula propostos.

Em seguida foi apresentado o tema do encontro: " As rotinas da escola e da sala de aula: referências para a organização do trabalho do professor alfabetizador." Realizamos a leitura do texto proposto pelo caderno do PNAIC em paralelo com os vídeos para ilustrar a temática. São eles:




Após a leitura, fizemos a leitura e foco sobre o conceito de atividades permanentes, sequencia didáticas e projetos didáticos. Em seguida foi realizado uma análise da rotina da Professora Ana Cristina como expõe o texto de acordo com as questões disponibilizadas em slide e logo após uma reflexão sobre a rotina no ciclo de alfabetização e na prática de cada professor. (slides 5º encontro)


Aproveitando o tema e subsidiando as reflexões abordadas anteriormente com a unidade texto, as sequencias didáticas e atividades permanentes, foi proposto uma análise em grupo de duas abordagens de trabalho com texto e discutido oralmente as seguintes questões:


Segue a atividade:



                 


  • Há diferença entre as abordagens?
  • Qual abordagem mais se aproxima de sua prática utilizando a unidade "texto"?
  • Qual sua opinião sobre a interação dos dois grandes eixos na alfabetização?
Aproveitando tal temática de interação após a socialização das ideias lanço a seguinte indagação:

- "Na alfabetização o ideal é trabalharmos somente a Lìngua Portuguesa e Matemática? Porque trabalhar por exemplo Histórias aos alunos?"

Assim, iniciamos os slides dialogados sobre o Direitos de Aprendizagem de História. Leitura: O Cabelo de Lelê - Valéria Belém com alguns questionamentos como disponível na aba "slides", Reiteramos o conceito de que “[...] se aprende a ler e escrever ao mesmo tempo em que se aprendem os conhecimentos relevantes da história humana”. (BRITTO, 2011, P. 66) e fizemos a leitura e análise dos direitos de aprendizagem em História e suas subdivisões comparando ao do município reconstruindo o plano trimestral de História por escola municipal.

Assim, encerramos nossas reflexões acerca da temática deste encontro e fomos para o laboratório de informática, acessar e esclarecer dúvidas em relação ao SIMEC.


Náysa Taboada
Orientadora 1º ano