Seguidores

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Linguagem - Práticas de Leitura e Mediação do Professor

No dia 22 de setembro de 2014, realizamos nosso 19º encontro com o módulo de Linguagem.

Como pauta foi proposto uma sessão cinema, com o filme "Escritores da Liberdade", um filme muito interessante com uma "instigante história envolvendo adolescentes, criados no meio de tiroteios e agressividade, e com uma professora que oferece o que eles mais precisam: uma voz própria. Quando para em uma escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora Erin Gruwell combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes. Agora, contando suas próprias histórias e ouvindo as dos outros, uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo. Com eletrizantes performances de um elenco de astros, incluindo Patrick Dempesey (Grey's Anatomy) ganhador do Globo de Ouro e Hilary Swank (duas vezes premiad com o Oscar) Escritores da Liberdade é baseado no aclamado best-seller O Diário dos Escritores da Liberdade".


Após o filme, debatemos sobre algumas questões, o que gerou bastante polêmica em algumas delas, como a falta de incentivo de autoridades superiores, os grupinhos em sala, o que é coisa de criança e o que prossegue em seu desenvolvimento, o incentivo a leitura e a mudança da sociedade, entre outros.

A participação foi muito boa e para finalizar o encontro por conta do horário, tivemos que apressar os comentários, rs. Parabéns professoras, vocês arrasaram! =D

Até o próximo, com o módulo de Estatística.
Náysa Taboada
Orientadora 1º ano

Segue as questões distribuídas para debate:

Atividade from Náysa Taboada

Acesso em 21/09/2014
piquiri.blogspot.com/2010/10/escritores-da-liberdade.html

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Grandezas e Medidas


No último dia 15 de setembro de 2014, realizamos nosso 18º encontro, com o tema "Grandezas e Medidas (parte 2). Iniciamos o curso com algumas dicas sobre o registro de relatos de prática no SIMEC, alguns esclarecimentos e questionamentos sobre o SIMEC.

Retomando o encontro anterior, fiz a pergunta à turma: 

"- Alguém utilizou estratégia de medida hoje em alguma situação?"
Como???

Conversamos rapidamente sobre tais questões, voltando a semana anterior e seguimos de acordo com a pauta exposta no slide...


... na qual vou me remetendo a alguns detalhes:

1º) Vídeo infantil bem interessante, na qual podemos achar que seu conteúdo pode ter terminologias complexas para alunos de 1º ano, mas podemos enquanto professor (re)significar e provocar alguns questionamentos aos alunos, com foco em: "como podemos medir o tempo?" "Vocês sabiam como era medido o tempo em relação ao aniversário?" "Dia e noite..." Enfim... um vídeo curto que as crianças geralmente gostam e se identificam ao assistir.

Confira:


2º) Historinha deleite: O Tempo de Ivo Minkovicius
Para ter acesso a historinha clique AQUI.


Em seguida fomos debatendo e conversando sobre as pontuações associado a história como mostra a apresentação em slide.

Seguimos a diante, discutindo os usos do calendário, e calendários que são expostos de forma diferenciada... (mostrei um exemplo). e lemos de forma coletiva o texto das páginas 68 a 72 do caderno 6 que trata de um relato de experiência de uma professora de Rio Negro - PR. e em seguida a proposta de trabalho de criar uma linha do tempo de maneira livre e partilhar com a turma.

Foi u trabalho muito interessante e prazeroso em ouvir os relatos das professoras, pois enquanto umas se remeteram a sua linha do tempo do dia presente, outros fizeram daquela semana, outros da sua vida pessoal, profissional. Foi excelente!!!

(Professora Mª Aparecida, lendo sua linha do tempo)

(Professora e Pedagoga Paula lendo sua linha do tempo)


Rapidamente fizemos uma análise deste sistema de medida e atividade e prosseguimos com outra proposta e questão?

Podemos trabalhar a matemática a partir de livros de literatura? Como a história do tempo, nos remeteu a conteúdos e conceitos de Medidas, assim como o livro "Gêmeos" (do encontro anterior) associado a Grandezas?

A partir desta provocação, a proposta da atividade segue com análise de livros de literatura infantil, como suporte e ponto de partida a conceitos matemáticos, que garantem por meio da mediação do professor s direitos de aprendizagem e a interdisciplinaridade.

Nesta tarefa, os professores analisaram e pontuaram quais conteúdos podem ser trabalhados e direitos de aprendizagem contemplados. Segue algumas imagens:







Foi uma atividade muito boa, pois chegamos a conclusão de como são ricos os materiais que possuímos e temos acesso para incentivar e utilizar não só como uma leitura deleite, mas também com outras estratégias  de ensino para a aprendizagem do aluno.  E através da socialização da tarefa, percebemos por exemplo, que em sua maioria o conteúdo sistema monetário se torna presente.

Seguimos então o estudo do Caderno 06, pág. 48 a 51 que relata sobre o tema.
Oralmente conversamos sobre tipos de atividades de sistema monetário, inclusive o mercadinho como relata o texto.

Como prática, foi proposto a tarefa, como detalha o slide:
  • criar uma loja/panfleto com produtos específicos do que a loja do grupo vai vender, os valores, forma de pagamentos, slogan e para finalizar a propaganda oral.
  • feito isso, fizemos como mostra o slide algumas reflexões do que podemos explorar nesse tipo de atividade com os alunos.
A atividade foi muito divertida e gerou ótima participação. Segue imagens:






E para finalizar, mostrei algumas sugestões de atividades lúdicas online, para trabalhar junto aos alunos no laboratório de informática o conteúdo de sistema monetário.

Assim encerramos mais um dia de curso, com participação efetiva dos professores alfabetizadores.
Até o próximo, com módulo de Linguagem =D

Náysa Taboada
Orientadora 1º ano.








segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Grandezas e Medidas

Hoje, dia 08 de setembro de 2014, realizamos nosso 17º encontro, já que o 16º foi a socialização das práticas e avaliação de leitura. Como exposto anteriormente.

Fizemos um lanche de boas vindas, entrega de mensagem com lembrancinha e o ponto chave do encontro: a entrega dos certificados de 2013. (tão esperado, rs)


Outro ponto marcante, foi a visita e despedida de nossa Coordenadora Local: Kênia dos Santos Francelino, que por outras oportunidades deixa nosso município à outro trabalho em prol da educação. Que tenha muito sucesso e que seja muito feliz nessa nova vida!



Assim iniciamos nosso encontro...
... a leitura deleite, foi uma mensagem e uma caneta como lembracinha.


E assim, prosseguimos com:



O encontro foi todo realizado de acordo com a pauta exposta no slide acima.
Para ter acesso a História Irmãos Gêmeos (sem corte) clique AQUI.

Os vídeos utilizados (tela preta no slide) são:




E o próximo após a leitura do texto do caderno 06:



Após o vídeo conversamos sobre algumas palavrinhas chave:
  • PCN's e DCN;
  • Estimativa;
  • Instrumentos de medidas não convencionais. Ex: corpo;
  • Matemática no contexto escolar.
Continuamos com a sequência do slide até as apresentações, em grupo, das propostas e reflexões acerca dos conhecimentos prévios dos alunos em relação ao eixo em estudo.

Próximo encontro, dia 15/09.
Até lá =D

Orientadora Náysa Taboada
1º ano