Seguidores

segunda-feira, 2 de junho de 2014

8º encontro

Neste dia 02 de junho de 2014, realizamos nosso 8º encontro introduzindo o caderno 3 "A Construção do Sistema de Numeração Decimal". Confesso que este encontro trouxe à mim, uma avaliação do Curso PNAIC 2014, através dos discursos e comportamentos dos professores alfabetizadores de nossa turma. O aumento da carga horária e encontro semanais, tem proporcionado cansaço e até mesmo desinteresse por parte dos professores que possuem uma rotina de trabalho e pessoal com muitas demandas extra formação. Mas...
... vamos seguindo. (compartilhando sentimentos, rs)

Retomamos o encontro anterior de matemática, com uma dinâmica de estudo do texto 2, na qual não foi concluído devido o tempo, sendo assim, os grupos receberam as perguntinhas para analisar e responder com seus pares. Em seguida foi entregue a parte teórica do caderno 2 na qual explica tais questões para comparar, confrontar, analisar e socializar no coletivo.

Questões presentes no texto: "Diferentes enfoques no ensino de números" (pág. 55 - 61)





  • Nos anos inicias do ensino fundamental, como lhe foi ensinado e como você aprendeu os números




  • Como poderíamos compreender o número 42.785.700 se nunca vimos ou contamos 42.785.700 elementos?




  • Sabendo que o numeramento pressupõe não só dominar a linguagem aritmética, mas, principalmente, responder às demandas sociais do uso dos números, pode-se dizer que todo sujeito alfabetizado matematicamente é “numerado”?




  • A criança é capaz de construir hipóteses somente relacionadas à leitura e à escrita? E em relação aos números, o que você acha?




  • De que adianta decorar números se os alunos não compreendem suas diferentes funções e usos no cotidiano?


  • Após a socialização das respostas, juntamente com a fundamentação teórica, iniciamos o caderno 3 e mais especificamente o encontro desta data.

    Para apresentação foi exposto os objetivos do módulo e os conhecimentos a serem trabalhados.

    Em seguida foi lida pela  Professora Alfabetizadora Maria Aparecida, a historinha deleite: "A economia de Maria" Telma Maria Castro Andrade.


    Assistimos um vídeo: Educação Matemática, um bicho de 7 cabeças? Que pode ser visto no link...


    Após uma análise do que foi visto e a realidade da escola e da educação em âmbito geral, prosseguimos com o estudo do texto do Caderno 3. Pág. 5 -13. Fizemos a leitura de forma circular, interrompendo para algumas contribuições das professoras alfabetizadoras. Texto: AQUI.

    Após tal estudo, realizamos a atividade do dia: analisar o plano trimestral/alinhamento de conteúdos associar os direitos de aprendizagem de matemática contemplados e listar atividades a serem realizadas no 2º trimestre de acordo com o plano de ensino.

    Para finalizar foi proposto a atividade não presencial:
    • confecção da caixa matemática (jogos e recursos de contagem)
    • Jogo para amigo matemático (tal tarefa será adaptada)
    Até o próximo encontro.
    Abraço
    Náysa Taboada
    Orientadora 1º ano






    Nenhum comentário:

    Postar um comentário