No último dia 15 de setembro de 2014, realizamos nosso 18º encontro, com o tema "Grandezas e Medidas (parte 2). Iniciamos o curso com algumas dicas sobre o registro de relatos de prática no SIMEC, alguns esclarecimentos e questionamentos sobre o SIMEC.
Retomando o encontro anterior, fiz a pergunta à turma:
"- Alguém utilizou estratégia de medida hoje em alguma situação?"
Como???
Conversamos rapidamente sobre tais questões, voltando a semana anterior e seguimos de acordo com a pauta exposta no slide...
... na qual vou me remetendo a alguns detalhes:
1º) Vídeo infantil bem interessante, na qual podemos achar que seu conteúdo pode ter terminologias complexas para alunos de 1º ano, mas podemos enquanto professor (re)significar e provocar alguns questionamentos aos alunos, com foco em: "como podemos medir o tempo?" "Vocês sabiam como era medido o tempo em relação ao aniversário?" "Dia e noite..." Enfim... um vídeo curto que as crianças geralmente gostam e se identificam ao assistir.
Confira:
2º) Historinha deleite: O Tempo de Ivo Minkovicius
Para ter acesso a historinha clique AQUI.
Em seguida fomos debatendo e conversando sobre as pontuações associado a história como mostra a apresentação em slide.
Seguimos a diante, discutindo os usos do calendário, e calendários que são expostos de forma diferenciada... (mostrei um exemplo). e lemos de forma coletiva o texto das páginas 68 a 72 do caderno 6 que trata de um relato de experiência de uma professora de Rio Negro - PR. e em seguida a proposta de trabalho de criar uma linha do tempo de maneira livre e partilhar com a turma.
Foi u trabalho muito interessante e prazeroso em ouvir os relatos das professoras, pois enquanto umas se remeteram a sua linha do tempo do dia presente, outros fizeram daquela semana, outros da sua vida pessoal, profissional. Foi excelente!!!
(Professora Mª Aparecida, lendo sua linha do tempo)
(Professora e Pedagoga Paula lendo sua linha do tempo)
Rapidamente fizemos uma análise deste sistema de medida e atividade e prosseguimos com outra proposta e questão?
Podemos trabalhar a matemática a partir de livros de literatura? Como a história do tempo, nos remeteu a conteúdos e conceitos de Medidas, assim como o livro "Gêmeos" (do encontro anterior) associado a Grandezas?
A partir desta provocação, a proposta da atividade segue com análise de livros de literatura infantil, como suporte e ponto de partida a conceitos matemáticos, que garantem por meio da mediação do professor s direitos de aprendizagem e a interdisciplinaridade.
Nesta tarefa, os professores analisaram e pontuaram quais conteúdos podem ser trabalhados e direitos de aprendizagem contemplados. Segue algumas imagens:
Foi uma atividade muito boa, pois chegamos a conclusão de como são ricos os materiais que possuímos e temos acesso para incentivar e utilizar não só como uma leitura deleite, mas também com outras estratégias de ensino para a aprendizagem do aluno. E através da socialização da tarefa, percebemos por exemplo, que em sua maioria o conteúdo sistema monetário se torna presente.
Seguimos então o estudo do Caderno 06, pág. 48 a 51 que relata sobre o tema.
Oralmente conversamos sobre tipos de atividades de sistema monetário, inclusive o mercadinho como relata o texto.
Como prática, foi proposto a tarefa, como detalha o slide:
- criar uma loja/panfleto com produtos específicos do que a loja do grupo vai vender, os valores, forma de pagamentos, slogan e para finalizar a propaganda oral.
- feito isso, fizemos como mostra o slide algumas reflexões do que podemos explorar nesse tipo de atividade com os alunos.
A atividade foi muito divertida e gerou ótima participação. Segue imagens:
E para finalizar, mostrei algumas sugestões de atividades lúdicas online, para trabalhar junto aos alunos no laboratório de informática o conteúdo de sistema monetário.
Assim encerramos mais um dia de curso, com participação efetiva dos professores alfabetizadores.
Até o próximo, com módulo de Linguagem =D
Náysa Taboada
Orientadora 1º ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário