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quinta-feira, 24 de setembro de 2015

4º encontro - Infância

I – Introdução do tema central da formação: a criança no ciclo de alfabetização. A introdução da temática se dará por meio da seguinte atividade de leitura e interpretação de texto:

a) Leitura silenciosa e/ou exibição do poema Infância (Carlos Drummond de Andrade)

https://www.youtube.com/watch?v=Pm3dI6qznms

b) Escuta da Música "Criança não trabalha” (Arnaldo Antunes)


c) Discussão sobre o poema e a música a partir das questões:

O poema de Drummond retrata a o quê? De que forma? 
O que faz ele lembrar o tempo de criança? 
Pela poesia, é possível afirmar que a infância de Drummond retrata a infância da maioria das 
crianças de sua época e também da atualidade? 
E a música de Arnaldo Antunes? Ela tematiza o quê? 
É possível traçar aproximações entre a poesia de Drummond e a música de Arnaldo Antunes? 

d) Produção escrita (individual) das lembranças de infância.

- Imagine que você tenha sido convidado a apresentar um texto sobre a sua infância para ser publicado em um jornal local. O jornal está fazendo uma divulgação das lembranças de infância das professoras alfabetizadoras como pauta para as comemorações do dia das crianças.  Elabore o texto, a partir das seguintes questões: Que criança fui e que infância vivenciei? Como a escola me transformou em aluno. 

- A partir das apresentações das lembranças da infância problematizar com o grupo diferenças em relação à infância das crianças de hoje.

e) Apresentação dos objetivos do encontro e do caderno 2.



III – Documentário “A invenção da Infância”


a) Exibição e discussão do vídeo

IV - Discussão sobre as lembranças de infância dos professores e semelhanças e/ou diferenças em relação ao que o documentário tematiza sobre infância das crianças. 

V - Leitura do texto “O lugar da cultura escrita na educação da criança: pode a escrita roubar a infância?” 

a) Discussão do texto (chamar atenção para diferentes formas de se conceber a infância e as implicações para o processo de ensinoaprendizagem no ciclo de alfabetização na perspectiva da escola inclusiva. Para isso, o formador terá que fazer uso de aspectos que estão contemplados nos textos “Infância e educação inclusiva como direito de todos” e “A criança, a educação infantil e o ensino fundamental de nove anos”. No caso desse último texto, explorar os extratos de entrevistas realizadas com crianças na página 40 a 42)

III – Análise do Livro Didático utilizado nas escolas.

a) Incialmente, a análise será individual. Cada professor alfabetizador analisará se o LD contempla os aspectos discutidos sobre infância (Os textos do livro permitem as crianças se verem como crianças com direito a infância? O livro trabalha com jogos, brincadeiras? Há uma articulação entre aprender e brincar? O livro emprega estratégias lúdicas que permitem a valorização de culturas da infância? Há atividades que partem do lúdico e abrem para a possibilidade de um trabalho interdisciplinar?)

I - Continuação: Apresentação e discussão das análises do LD

a) A turma será dividida em 6 grupos para socialização das análises nos pequenos grupos. Cada grupo deverá definir os aspectos que serão apresentados no grupo maior para discussão e intervenções do formador.

II - Ressignificação de uma unidade do livro de forma a contemplar atividades lúdicas para o ensino do conteúdo proposto e abordagem interdisciplinar.

Apresentação dos trabalhos.




Próximo encontro dia 28/09
Até lá! =D

Um comentário:

  1. Quero agradecer pelos relatos e dicas para os encontros. Sou Mazé Cavalcante, orientadora do 1º ano da cidade de Custódia - PE. Posso te enviar fotos dos encontros que realizar?

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