1º Encontro - 04 de março de 2013
Nosso primeiro encontro, foi baseado em um reencontro de profissionais que em sua maioria há tempos não se viam e conversavam, nossa turma está formada basicamente de professores alfabetizadores com mais de dez anos de experiência nessa área, o que nos causa um grande impacto em relação ao nível das discussões e reflexões a serem remetidas ao longo do curso de formação.
Inicialmente lemos a mensagem "Cada um é um rio", texto que nos leva a perceber que somos seres desafiados diariamente, mas que somos capazes de seguir adiante, como o rio que vai percorrendo até chegar ao mar.
Eis o texto...
Após a leitura fizemos as apresentações, com a dinâmica "Quem sou eu?" uma brincadeira de adivinhação criada pelos próprios cursistas como propõe o slide1 do PNAIC, uma interação muito interessante e descontraída que nos incentivou a dar sequencia na pauta no dia.
Em meio as apresentações recebemos a visita da Coordenadora Municipal do PNAIC Kênia dos Santos Francelino que trouxe novas informações, esclareceu dúvidas e relatou as regrinhas da formação, como por exemplo a assinatura do Contrato Didático.
A Leitura Deleite do dia foi: "Nascer Sabendo" Autor: Ronaldo Simões Coelho
Nosso primeiro encontro tece como tema Currículo no Ciclo de Alfabetização, com leitura do Texto 1 do caderno PNAIC, participação das experiências das professoras e compartilhamos ideias e receios acerca do Pacto. Em sequência, fizemos uma apresentação dialogada sobre a inclusão no currículo escolar, novamente coma participação efetiva dos professores relembrando o que mais marcou no seu período pessoal de alfabetização e lembranças de flexibilidade no currículo e por fim, foi realizada a proposta de...
... ler e analisar o: Relato de experiência com a inclusão de uma aluna com Síndrome de Down (caderno Inclusão);
- Trazer para o próximo encontro materiais didáticos para análise, como cadernos de alfabetização, cadernos de planejamento, livro didático e coleções de atividades na área de alfabetização.
Acredito que tenha sido um encontro produtivo e experimental de como será o percurso durante o PACTO e as aulas presenciais. Estamos ansiosos pelas novos desafios e reflexões que virão pela frente.
P/ Náysa Taboada
Nenhum comentário:
Postar um comentário