Seguidores

quarta-feira, 20 de março de 2013

2º Encontro PNAIC Flor de Lis


2º encontro – 18 de março de 2013


Nosso 2º encontro iniciou com a historinha deleite: “Uma Joaninha diferente” tema relacionado a tarefa de casa: análise do relato de experiência com uma aluna com Síndrome de Down do 1º encontro. Em seguida, retomando tal análise, foi proposta uma discussão em grupo, refletindo alguns questionamentos acerca desta temática.

As professoras alfabetizadoras socializaram tais reflexões, relatando que tal atitude (da educadora em questão) está muito associada à prática diária por elas exercida. Foi um momento muito interessante e com várias participações.

Em seguida, prosseguimos com os slides do PNAIC com uma apresentação dialogada sobre “A alfabetização como uma prática social a partir de elementos da cultura escolar, revelados nas fotografias, objetos, livros didáticos, atividades, entre outros...” assim fomos conversando e debatendo as imagens até o início do vídeo com o relato do Sr. João Alagoano:


Relembrando nossa alfabetização, concepção/metodologia utilizada na época por nossos professores, comparamos o trabalho realizado atualmente e definimos as unidades da língua que cada processo. Você sabe quais são as unidades da língua? Pergunte a um de nossos professores alfabetizadores, eles explicarão direitinho ;-)

Na sequência dos trabalhos, foi apresentado slides com as concepções de alfabetização, mas uma vez levando as informações e questionamentos acerca das formações disponibilizadas aos professores como formação e continuada e os materiais que os próprios profissionais recebem via MEC. Ex: livro didático.

Assim, foi proposto uma análise/avaliação de materiais didáticos utilizados ou que há ou eram disponibilizados nas escolas, (Ativ.1) novamente em grupo, porém com registro individual, as professoras alfabetizadoras analisaram e selecionaram um material a avaliar e responderam os questionamentos.

Socializando os materiais e análise feita, fomos encerrando nosso encontro com a explicação e...
  • Enviar a listagem dos alunos com nome completo e data de nascimento;
  • Preencher o formulário de acompanhamento individual dos alunos;
  • Levar para o próximo encontro o instrumento de diagnóstico utilizado.       
Para finalizar e adoçar a semana, uma singela lembrancinha do PNAIC com Bis...

                       
 Até nosso 3º encontro no dia 1º de abril (e não é mentira, rsrs)

P/ Náysa  Taboada


Nenhum comentário:

Postar um comentário