Seguidores

terça-feira, 11 de junho de 2013

8º Encontro PNAIC Flor de Lis

Unidade 4

Nosso primeiro encontro dessa unidade começou com uma historinha deleite: "Se criança governasse o mundo" de Marcelo Xavier. Retomamos o encontro anterior, como disposto nos slides e reiteramos o tema: 

"A literatura infantil como elemento integrante da brincadeira no processo de ensino aprendizagem dos diferentes componentes curriculares:  Matemática"

A partir do tema, foi apresentado a origem da palavra Ludico, o que nos remete a refletir sobre essa palavra e qual o papel da ludicidade e do professor na aprendizagem dos alunos. Em sequencia houve a apresentação da Professora da rede municipal de Guarapari Rosiane Ribeiro que apresentou uma prática Pedagógica utilizando a literatura como recurso. Eis algumas imagens:


Todos em geral gostaram muito e aplaudiram a prática que muitas vezes está ao nosso lado, mas não sabemos ou não divulgamos. Combinamos que este tipo de apresentação será uma constante em nossos encontros adiante.

Logo após a turma de professores alfabetizadores foi dividida em grupo para a realização de atividades diferenciadas, porém com o mesmo objetivo: analisar a sequencia didática recebida, iniciada por uma literatura ou outro gênero literário respondendo os questionamentos propostos.

Foi realizado a socialização e conclusão do grupo e continuamos o encontro com a seguinte indagação: é possível trabalhar a educação matemática a partir de textos, como?

Prosseguimos com o slide dialogado até o momento de analisar e comparar os direitos de aprendizagem de matemática, com a proposta curricular do município, com base no livro didático e nos eixos apresentados.

Sendo assim, foi proposto que, em ainda em grupos, fosse realizado uma análise de um livro de literatura interligando a área da matemática, associando ao menos dois direitos de aprendizagem e pontuassem possibilidades de atividades a ser planejada com os alunos acerca do texto disposto.

Tal socialização será compartilhada no próximo encontro, no primeiro momento.
E assim concluímos mais uma etapa da formação presencial do PNAIC com a proposta de algumas atividades não presenciais, como:
  • Apresentação de prática com jogos e brincadeiras, que será nosso próximo tema. (Professor Voluntário para tal apresentação)
  • Nova avaliação diagnóstica dos alunos a ser entregue no 10º encontro;
  • Inventário de jogos existentes na escola para entrega no 10º encontro.
Obs: Fizemos um sorteio da pasta de literatura com a turma, que nos foi gentilmente doada pela Professora Joice Mara M. Lemos. Eis nossa sortuda ganhadora:


Parabéns Tia Ione!!! Obrigada pela brilhante participação Tia Rosi...
Beijinhos em todas! Vamos adiante!!!

Náysa Taboada
Orientadora PNAIC






Um comentário: