terça-feira, 18 de junho de 2013

9º Encontro PNAIC Flor de Lis

Unidade 4


Chegamos ao 2º encontro da Unidade 4 e com novidades, pois chegaram nossos esperados materiais do PNAIC/MEC : cadernos de apresentação, educação especial e formação. Todo o material foi entregue mediante a assinatura do protocolo de recebimento. 

Demos início ao encontro com a história deleite: " A verdadeira história dos três porquinhos" de Jon Scieszka, traduzido por Pedro Maia.

Em sequencia, retomamos o encontro anterior, relembrando os relatos e pontos importantes. Assim, demos início as nossas atividades do dia, entre elas: o planejamento trimestral de matemática (2º trimestre) associado aos direitos de aprendizagem, analisados antecipadamente, e ao alinhamento de conteúdos do município. 

Ao concluir tal tarefa, que foi realizado por escola, abrimos espaço para novos relatos de experiência, desta vez na temática "utilizando jogos em sala de aula", (proposto na aula anterior como tarefa não presencial). Felizmente nossa turma é comporta de professoras muito comprometidas e que anteriormente haviam sinalizado tais apresentações para o encontro. Eis algumas imagens...





Após as excelentes apresentações de professoras alfabetizadoras utilizando jogos em sala de aula e alguns breves questionamentos e curiosidades acerca dos relatos, seguimos adiante para estudar o tema e compartilhar com os colegas novas informações e/ou conhecimentos do caderno de formação.

A dinâmica do encontro foi dividir a turma em grupos, assim como os subtemas a ser estudados: cada grupo ficou com um texto a analisar, pontuar as partes principais e compartilhar com os demais colegas em seguida. As apresentações foram excelentes! As professoras relataram com êxito os pontos principais e mais interessantes de cada texto, como pode-se verificar abaixo:

Texto: "Ser cuidado, brincar e aprender: direito de todas as crianças" (pág. 06-11)


Texto: "Que brincadeira é essa? E a alfabetização?" (pág. 14-19)

Texto: "Jogando na sala de aula: relato de uma experiência" (pág. 32-33)

Texto: "Troca de letras: relatando o uso de jogos na sala de aula" (pág. 34-35)

Texto: "O uso de jogos voltados para a alfabetização inclusiva"
 (Caderno de Educação Especial, pág. 44-45)

Todos os cartazes estão disponíveis na aba Textos e Atividades e mais fotos em Fotos do Encontro.
Minhas flores estão de parabéns! O encontro foi um sucesso, com apresentações de arrasar!
Até o próximo encontro, com novos relatos de experiências e muitos jogos! 

Náysa Taboada
Orientadora 1º ano







Um comentário:

  1. Naysa, querida. Parabéns pra você e pra sua equipe, vcs estão contribuindo muito com que outros grupos também alcancem sucesso! Obrigada!

    ResponderExcluir