Seguidores

quarta-feira, 31 de julho de 2013

11º Encontro PNAIC Flor de Lis

Unidade 5


Nossa Unidade 5 foi realizada no dia 29 de julho de 2013 e mediado por minha parceira de formação do 1º ano PNAIC Valéria Rocha com o tema: " Os diferentes textos a serviço da perspectiva do alfabetizar letrando." e relatado para essa publicação por minha flor/amiga Professora Michelli Cozer. (fotos na aba: Foto dos encontros)

O encontro foi iniciado a partir de provocações reflexivas a partir dos relatos, presentes no caderno da unidade 5, autobiográficos confirmando o quanto era penoso aprender a ler e escrever.

Em discussão no grupo, após as leituras, foi relatado que nenhuma criança aprende igual a outra, como já conhecido. E mesmo com todo conhecimento adquirido nas formações já disponibilizadas, é preciso estar aberto ao novo, refletir, mas principalmente ter confiança naquilo que será trabalhado, como por exemplo a metodologia da sequencia didática. (Onde será trabalhado na próxima unidade).

A Orientadora Valéria, também professora do 2º ano, relatou várias experiências de sala de aula sobre como a mesma trabalha com sequencias didáticas e de como é "complexo" trabalhar com o aluno com necessidade especial sem o apoio pedagógico e sem o "cuidador" (nomeclatura utilizada em nosso município para o profissional que acompanha os aluno com deficiência em suas atividades escolares em geral).

No decorrer do estudo do texto do caderno PNAIC e slides dialogados, foi sugerido o relato de experiência da Professora Alfabetizadora Jorgete e Paula Lúcia Andreatti sobre um trabalho realizado com receitas, onde foi ressaltado os pontos positivos e o que seria necessário aperfeiçoar. Segundo as professoras, os alunos ficam muito entusiasmados com a parte prática e ação acerca da reflexão do gênero textual apresentado.

Após tais momentos, foi apresentado a História "Vaca Mimosa e a Mosca Zenilda" de Sylvia Orthof e ilustração de Gê Orthof, onde analisou-se aspectos necessários para avaliação sobre o texto, como apresenta o slide disposto.

Após tais análises e discussões foi proposto aos professores uma rápida discussão sobre como trabalhar a sequencia didática utilizando os elementos pré-textuais dentro dos direitos de aprendizagem de Língua Portuguesa. 

Dialogaram sobre Produção de Texto X Redação, a importância de contextualizar o conteúdo proposto e articular tal proposta com a oralidade e direitos de aprendizagem, deixando para próxima semana novos questionamentos sobre o trabalho e possibilidades de prática com diversos gêneros textuais.

Para finalizar o encontro foi realizado com as professoras como lembrança do dia: uma dobradura de marcador de página. Olha que fofo!!!!

(Imagem de trabalho da Turma: Violeta)

Quero aqui aproveitar para agradecer minha parceirinha do coração Valéria Rocha, pela força e apoio nesta semana, por "cobrir" minha ausência de corpo na turma, assim como a compreensão de todas as minhas flores pelo mesmo motivo e em especial a Profª Michelli pelo apoio de mesmo sem minha presença, ter relatado o encontro para poder divulgar e compartilhar em nosso portfólio virtual um pouquinho de como foi o início da 5ª Unidade!

Vamos que vamos!!!
12º encontro á vista!!!
Obrigada! =D

Náysa Taboada
Orientadora 1º ano
P/ Michelli Cozer

terça-feira, 9 de julho de 2013

10º Encontro PNAIC Flor de Lis

Unidade 4


Nosso último encontro da unidade 4 iniciou como habitualmente com uma historinha deleite: "A Descoberta da Joaninha" de Bellah Leite Cordeiro. Em seguida retomamos oralmente o encontro anterior, relembrando a parte teórica dos jogos na alfabetização, relatos de experiências realizados por colegas de turma e atividades propostas.

Em andamento aos trabalhos anteriores, tivemos novos relatos sobre o uso de jogos, como exposto abaixo:

Professora Rosimerya - Dominó Gigante
 Professora Maria Aparecida trabalhando rimas através de jogos
 Professora Michelli  no relato de experiência com o Dado Sonoro
Professora Mª da Penha expondo o uso de jogos em sala de aula
Professora Ana Maioli relatando o trabalho de sequencia didática
 com a literatura: Casa Sonolenta
Obs: Mais fotos na aba: Prática nas Escolas

Após os excelentes relatos, onde foram expostos não somente a parte positiva do jogo, assim como o que há a trabalhar com os alunos para aperfeiçoar este tipo de prática na rotina escolar, iniciamos a parte prática do encontro. Propostas de jogos aos professores alfabetizadores, como possibilidade de trabalho em sala de aula.

Com baralho numérico, foi proposto e orientado diversas possibilidades e brincadeiras, como: Pega monte, Lince, Jogo da memória, Mico, Tapão, entre outros...


Foi muito interessante, pois muitas professoras não conheciam os jogos propostos no encontro, assim passaram pelo sentimento dos alunos, na ansiedade em aguardar a intervenção do professor para a orientação individualizada (no grupo), perda quando ficaram sem o montinho, algumas tentaram camuflar as regras, com o objetivo de ganhar, rsrs. Como crianças! Foi muito divertido!

Outro jogo diferente e que mexeu com a estratégia e raciocínio das professoras, por ter colocado os comando de acordo com as unidades estudadas, foi o Veritek... 


Com o Veritek, podemos concluir que os jogos não necessariamente deve ser proposto com o desafio competidor entre os alunos, mas sim a questão da colaboração: um aluno ajudando o outro pelo mesmo objetivo.
Obs: Os jogos sugeridos e propostos são de realidade local e presentes nas escolas municipais.

Sabemos que diante da era tecnológica e os alunos como "Nativos digitais" não podemos deixar de refletir acerca do jogo virtual/digital. Sendo assim nos direcionamos, neste segundo momento do encontro, ao laboratório de informática, em que a Professora Formadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Guarapari Naiara dos Santos Nobre, fez uma breve apresentação e reflexão sobre a Educação e a Tecnologia e as possibilidades de trabalho na alfabetização com esta ferramenta tão apreciada pelos alunos.



Agradecemos muito a participação da Tutora Naiara Nobre do NTE, foi perceptível o interesse dos professores alfabetizadores em conhecer um pouco mais das estratégias e tipos de atividades associando a tecnologia a alfabetização dos alunos de forma contínua e complementar aos conteúdos propostos.

Para concluir fizeram uma análise e atividade escrita sobre o que viram e aprenderam e foi proposto a avaliação das unidades 3 e 4 para entrega no próximo encontro.

Rumo a Unidade 5!!! Até lá....

Náysa Taboada
Orientadora 1º ano