Seguidores

quarta-feira, 31 de julho de 2013

11º Encontro PNAIC Flor de Lis

Unidade 5


Nossa Unidade 5 foi realizada no dia 29 de julho de 2013 e mediado por minha parceira de formação do 1º ano PNAIC Valéria Rocha com o tema: " Os diferentes textos a serviço da perspectiva do alfabetizar letrando." e relatado para essa publicação por minha flor/amiga Professora Michelli Cozer. (fotos na aba: Foto dos encontros)

O encontro foi iniciado a partir de provocações reflexivas a partir dos relatos, presentes no caderno da unidade 5, autobiográficos confirmando o quanto era penoso aprender a ler e escrever.

Em discussão no grupo, após as leituras, foi relatado que nenhuma criança aprende igual a outra, como já conhecido. E mesmo com todo conhecimento adquirido nas formações já disponibilizadas, é preciso estar aberto ao novo, refletir, mas principalmente ter confiança naquilo que será trabalhado, como por exemplo a metodologia da sequencia didática. (Onde será trabalhado na próxima unidade).

A Orientadora Valéria, também professora do 2º ano, relatou várias experiências de sala de aula sobre como a mesma trabalha com sequencias didáticas e de como é "complexo" trabalhar com o aluno com necessidade especial sem o apoio pedagógico e sem o "cuidador" (nomeclatura utilizada em nosso município para o profissional que acompanha os aluno com deficiência em suas atividades escolares em geral).

No decorrer do estudo do texto do caderno PNAIC e slides dialogados, foi sugerido o relato de experiência da Professora Alfabetizadora Jorgete e Paula Lúcia Andreatti sobre um trabalho realizado com receitas, onde foi ressaltado os pontos positivos e o que seria necessário aperfeiçoar. Segundo as professoras, os alunos ficam muito entusiasmados com a parte prática e ação acerca da reflexão do gênero textual apresentado.

Após tais momentos, foi apresentado a História "Vaca Mimosa e a Mosca Zenilda" de Sylvia Orthof e ilustração de Gê Orthof, onde analisou-se aspectos necessários para avaliação sobre o texto, como apresenta o slide disposto.

Após tais análises e discussões foi proposto aos professores uma rápida discussão sobre como trabalhar a sequencia didática utilizando os elementos pré-textuais dentro dos direitos de aprendizagem de Língua Portuguesa. 

Dialogaram sobre Produção de Texto X Redação, a importância de contextualizar o conteúdo proposto e articular tal proposta com a oralidade e direitos de aprendizagem, deixando para próxima semana novos questionamentos sobre o trabalho e possibilidades de prática com diversos gêneros textuais.

Para finalizar o encontro foi realizado com as professoras como lembrança do dia: uma dobradura de marcador de página. Olha que fofo!!!!

(Imagem de trabalho da Turma: Violeta)

Quero aqui aproveitar para agradecer minha parceirinha do coração Valéria Rocha, pela força e apoio nesta semana, por "cobrir" minha ausência de corpo na turma, assim como a compreensão de todas as minhas flores pelo mesmo motivo e em especial a Profª Michelli pelo apoio de mesmo sem minha presença, ter relatado o encontro para poder divulgar e compartilhar em nosso portfólio virtual um pouquinho de como foi o início da 5ª Unidade!

Vamos que vamos!!!
12º encontro á vista!!!
Obrigada! =D

Náysa Taboada
Orientadora 1º ano
P/ Michelli Cozer

Nenhum comentário:

Postar um comentário