Seguidores

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

12º Encontro PNAIC Flor de Lis

Unidade 5


O segundo encontro da Unidade 5, realizada no dia 05 de agosto de 2013, com o tema: "OS DIFERENTES TEXTOS EM SALAS DE ALFABETIZAÇÃO".
Iniciamos como habitualmente com uma história deleite, que também servirá de análise para as professoras alfabetizadoras: " Viviana a rainha do pijama" de Steve Webb.

Retomamos o encontro anterior, de acordo com o slide dialogado, dando sequencia e fazendo associação com o tema do dia, dando ênfase a produção de textos escritos e produção de textos orais realizados em sala de aula, assim como seus objetivos, as potencialidades e provocando novas reflexões como:

  • O que chamamos de gêneros textuais? 
  • Como eles se manifestam nas variadas situações de uso da linguagem? 
  • Como podemos desenvolver um trabalho na alfabetização em que os gêneros textuais são entrelaçados às práticas de leitura, de produção de textos e conhecimentos sobre a língua? 
A partir daí foi proposto uma tarefa em grupo de análise dirigida do jornal que foi entregue aos professores alfabetizadores. Como consta na aba: Textos de atividades. Após a socialização da análise foi provocado o debate e conhecimentos prévios sobre tipo textual X gênero textual, assim como demonstra o slide. Em seguida estudo sobre o suporte de um gênero e a verificação de como pode ser modificado o gênero dependendo do suporte, como neste caso:

“Paulo, te amo, me ligue o mais rápido que puder. Te espero no fone 32331020. Verônica .”

Se isto estiver escrito num papel colocado sobre a mesa da pessoa indicada (Paulo), pode ser um bilhete; se for passado pela secretária eletrônica é um recado; remetido pelos correios num formulário próprio, pode ser um telegrama; exposto num outdoor pode ser uma declaração de amor. O certo é que o conteúdo não muda, mas o gênero é sempre identificado na relação com o suporte.
                                                                                              Luiz Antônio Marcuschi (2008, p. 174)

Em seguida refletimos sobre o gêneros textuais no contexto escolar, em cartilhas, livros didáticos, em atividades de leitura e em atividades de escrita. Exemplificamos a redução do texto: Vaca Mimosa e a Mosca Zenilda, contada no encontro anterior e como pode ser visto e recebido pelo aluno no livro didático, como consta em slide.

Após tal apresentação foi proposto uma análise dirigida do livro didático seguindo alguns questionamentos. (Textos e atividades)

Entrega do formulário criado por nossa Coordenadora Municipal:


Para finalizar nosso encontro tivemos um relato de experiência das Professoras Paula e Jorgete nos abrilhantando com as imagens e relatos de seus trabalhos.
Obrigada professoras!!! (Curta um pouquinho do trabalho em "Prática nas Escolas")



Tarefa não presencial: proposta de atividade de produção de texto oral e escrito para relato no próximo encontro.

                                                                                                                                                                         Náysa Taboada

                                                                                                Orientadora: 1º ano
                                                                                                          PNAIC















Nenhum comentário:

Postar um comentário