Seguidores

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

13º Encontro PNAIC Flor de Lis

Unidade 5


O relato de hoje, é referente ao nosso 3º encontro da Unidade 5 realizado no dia 19 de agosto de 2013. sobre o tema: "A DIVERSIDADE TEXTUAL E AS ÁREAS DE CONHECIMENTO"

Hoje tivemos um pequeno imprevisto com o Projetor para trabalhar com mais calma e clareza o conteúdo do slide dialogado, mas ainda assim fizemos da melhor maneira possível o desenvolver do encontro, demos início as atividades com a habitual História deleite: "Binho encontra Pipa" de Nathalie Jane Parker como exposto na figura abaixo:

20130822_174102.jpg


E com a reflexão sobre quais disciplina poderíamos aproveitar esta literatura para trabalhar com os alunos, demos continuidade ao encontro...

De início ouvimos relatos de experiências das professoras na qual realizaram com seus alunos propostas de atividades de produção oral e escrita com seus alunos, foram relatos, simples, objetivos, porém muito importantes na prática pedagógica.

Em seguida, foi proposto uma auto-avaliação das professoras alfabetizadoras em relação a estas propostas realizadas diariamente nas escolas, conforme consta em Textos e Atividades. Apesar de longa a auto-avaliação nos faz refletir e repensar a prática e novas intervenções e aperfeiçoamentos necessários, sendo assim, acredito que valha muito tal proposta.

Prosseguindo com os estudos e associando o tema que muitos explanaram nos relatos e o tema da historinha deleite, entramos no âmbito dos direitos de aprendizagem de Ciências e Geografia, onde após a leitura e análise individual a partir dos cadernos do PNAIC, foi proposto por escola a realização do Plano trimestral destas duas disciplinas, onde serão trabalhados juntamente com o alinhamento de conteúdos no próximo encontro, que teremos a oficina de sequencias didáticas.

Por este motivo, fizemos o sorteio dos grupos/temas de sequencias do trimestre para que as professoras selecionem os materiais necessários para a realização da atividade a ser feita no 14º encontro, no final teremos um acervo de sequencias de cada tema abordado e proposto pelo alinhamento de conteúdos municipal.

Aguardo todos com muito empenho para o próximo encontro.
Até lá!

Náysa Taboada
Orientadora 1º ano PNAIC



Nenhum comentário:

Postar um comentário