Seguidores

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

19º Encontro

Unidade 7 e 8

Nosso encontro ocorrido no último dia 04 de novembro, foi proposto o término da Unidade 7 e início de estudo da Unidade 8 onde temos como tema: "ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM".

Iniciamos os trabalhos com uma historinha deleite em video: Terezinha e Gabriela de Ruth Rocha:


Em seguida retomamos o encontro anterior, com as apresentações e demos continuidade as mesmas, já que algumas professoras alfabetizadoras, não puderam estar presentes no encontro passado.  Segue as imagens das apresentações:
 Professora Jussara
Sítio do Pica Pau Amarelo
 Professoras: Elza e Gabriela
Animais
 Professora Mª Aparecida
Animais
 Professora Jorgete
Água
Dado por encerrada as apresentações e dicas de como apresentar no Seminário Municipal, associamos as sequencias apresentadas e o componente curricular Arte apresentado e contemplado nas mesmas e assim demos início ao Tema Artes da 7ª Unidade provocando algumas reflexões como:
  • Como proponho em minha prática pedagógica o componente Artes?
  • De que forma associo as atividades ao alinhamento proposto em nosso município?
  • Qual seria a proposta ideal para tais atividades?
O mais interessante é que os próprios professores relataram não estar preparados para o trabalho de artes com fundamentação teórica desta disciplina e sentem um trabalho vago e sem muito recurso.
A partir destes relatos e discussões, fizemos a apresentação das atividades, como pedido no encontro anterior, de um exemplo de tarefa proposta em artes. Surgiram relatos com dobraduras, pinturas com lápis de cor, giz de cera, lixa, balão de gás, trabalhos com reciclagem e rótulos, entre outros.

Seguimos em frente, através do slide dialogado sobre a temática, que você pode conferir AQUI.

E como propõe o slide assistimos o vídeo que nos traz um pouco da História da Arte no Brasil.

Após a leitura e vídeo, realizamos a leitura dos direitos de aprendizagem e verificamos quais são contemplados na prática atual, chegando assim a conclusão que o ideal seria um professor específico da área para tal prática.

Assim, concluímos a unidade com novas provocações com o tema da Unidade 8.
    Qual o pensamento a respeito da reprovação e/ou aprovação automática?

Iniciamos com a proposta de dois vídeos/reportagens:


Em seguida passamos para o slide dialogado Unidade 8 e fizemos oralmente a atividade proposta como mostra na aba: textos e atividades.

Encerramos com a tarefa de:
  • preenchimento do monitoramento de atividades, cardemo 7. Mês de novembro.
  • trazer para o próximo encontro o quadro de necessidade da turma.
Até nosso próximo e último dia de curso
Dia 18/11.
Até lá...

Nàysa Taboada
Orientadora 1ºano

2 comentários:

  1. ola bom dia gostaria saber se tinha como vc me enviar os dois links dessa reportagem acima pois nao consigo baixar

    ResponderExcluir
  2. kenniadane@hotmail.com sou de Santa cruz de Salinas

    ResponderExcluir