sexta-feira, 23 de agosto de 2013

13º Encontro PNAIC Flor de Lis

Unidade 5


O relato de hoje, é referente ao nosso 3º encontro da Unidade 5 realizado no dia 19 de agosto de 2013. sobre o tema: "A DIVERSIDADE TEXTUAL E AS ÁREAS DE CONHECIMENTO"

Hoje tivemos um pequeno imprevisto com o Projetor para trabalhar com mais calma e clareza o conteúdo do slide dialogado, mas ainda assim fizemos da melhor maneira possível o desenvolver do encontro, demos início as atividades com a habitual História deleite: "Binho encontra Pipa" de Nathalie Jane Parker como exposto na figura abaixo:

20130822_174102.jpg


E com a reflexão sobre quais disciplina poderíamos aproveitar esta literatura para trabalhar com os alunos, demos continuidade ao encontro...

De início ouvimos relatos de experiências das professoras na qual realizaram com seus alunos propostas de atividades de produção oral e escrita com seus alunos, foram relatos, simples, objetivos, porém muito importantes na prática pedagógica.

Em seguida, foi proposto uma auto-avaliação das professoras alfabetizadoras em relação a estas propostas realizadas diariamente nas escolas, conforme consta em Textos e Atividades. Apesar de longa a auto-avaliação nos faz refletir e repensar a prática e novas intervenções e aperfeiçoamentos necessários, sendo assim, acredito que valha muito tal proposta.

Prosseguindo com os estudos e associando o tema que muitos explanaram nos relatos e o tema da historinha deleite, entramos no âmbito dos direitos de aprendizagem de Ciências e Geografia, onde após a leitura e análise individual a partir dos cadernos do PNAIC, foi proposto por escola a realização do Plano trimestral destas duas disciplinas, onde serão trabalhados juntamente com o alinhamento de conteúdos no próximo encontro, que teremos a oficina de sequencias didáticas.

Por este motivo, fizemos o sorteio dos grupos/temas de sequencias do trimestre para que as professoras selecionem os materiais necessários para a realização da atividade a ser feita no 14º encontro, no final teremos um acervo de sequencias de cada tema abordado e proposto pelo alinhamento de conteúdos municipal.

Aguardo todos com muito empenho para o próximo encontro.
Até lá!

Náysa Taboada
Orientadora 1º ano PNAIC



segunda-feira, 12 de agosto de 2013

12º Encontro PNAIC Flor de Lis

Unidade 5


O segundo encontro da Unidade 5, realizada no dia 05 de agosto de 2013, com o tema: "OS DIFERENTES TEXTOS EM SALAS DE ALFABETIZAÇÃO".
Iniciamos como habitualmente com uma história deleite, que também servirá de análise para as professoras alfabetizadoras: " Viviana a rainha do pijama" de Steve Webb.

Retomamos o encontro anterior, de acordo com o slide dialogado, dando sequencia e fazendo associação com o tema do dia, dando ênfase a produção de textos escritos e produção de textos orais realizados em sala de aula, assim como seus objetivos, as potencialidades e provocando novas reflexões como:

  • O que chamamos de gêneros textuais? 
  • Como eles se manifestam nas variadas situações de uso da linguagem? 
  • Como podemos desenvolver um trabalho na alfabetização em que os gêneros textuais são entrelaçados às práticas de leitura, de produção de textos e conhecimentos sobre a língua? 
A partir daí foi proposto uma tarefa em grupo de análise dirigida do jornal que foi entregue aos professores alfabetizadores. Como consta na aba: Textos de atividades. Após a socialização da análise foi provocado o debate e conhecimentos prévios sobre tipo textual X gênero textual, assim como demonstra o slide. Em seguida estudo sobre o suporte de um gênero e a verificação de como pode ser modificado o gênero dependendo do suporte, como neste caso:

“Paulo, te amo, me ligue o mais rápido que puder. Te espero no fone 32331020. Verônica .”

Se isto estiver escrito num papel colocado sobre a mesa da pessoa indicada (Paulo), pode ser um bilhete; se for passado pela secretária eletrônica é um recado; remetido pelos correios num formulário próprio, pode ser um telegrama; exposto num outdoor pode ser uma declaração de amor. O certo é que o conteúdo não muda, mas o gênero é sempre identificado na relação com o suporte.
                                                                                              Luiz Antônio Marcuschi (2008, p. 174)

Em seguida refletimos sobre o gêneros textuais no contexto escolar, em cartilhas, livros didáticos, em atividades de leitura e em atividades de escrita. Exemplificamos a redução do texto: Vaca Mimosa e a Mosca Zenilda, contada no encontro anterior e como pode ser visto e recebido pelo aluno no livro didático, como consta em slide.

Após tal apresentação foi proposto uma análise dirigida do livro didático seguindo alguns questionamentos. (Textos e atividades)

Entrega do formulário criado por nossa Coordenadora Municipal:


Para finalizar nosso encontro tivemos um relato de experiência das Professoras Paula e Jorgete nos abrilhantando com as imagens e relatos de seus trabalhos.
Obrigada professoras!!! (Curta um pouquinho do trabalho em "Prática nas Escolas")



Tarefa não presencial: proposta de atividade de produção de texto oral e escrito para relato no próximo encontro.

                                                                                                                                                                         Náysa Taboada

                                                                                                Orientadora: 1º ano
                                                                                                          PNAIC