Seguidores

segunda-feira, 28 de abril de 2014

3º encontro PNAIC Matemática

O encontro realizado no dia 28 de abril de 2014, iniciou com a boas vindas das novas cursistas para a turma e retomando os encontros anteriores.

Segue abaixo a pauta do encontro...


Obs: Retificando a quantidade de escolas do campo e acrescentando as EMEF's e EMEIEF's da área rural.

  • EMEF Dalzira Meriguete Merízio;
  • EMEF Amarelos;
  • EMEIEF Arlindo Gobbi;
  • EMEIEF João Batista Celestino;
  • EMEIEF José Albérico Lantiman;
  • EMEIEF Maria Lino Bandeira;
Total: 22 escolas campesinas.

Após a retomada dos encontros  seguimos com a dinâmica: Professor e a Matemática, para analisar a atividade se direcione à Aba Textos e Atividades, clicando AQUI.

Socializamos as respostas e seguimos em frente com o estudo do texto: Iniciando a conversa e Organização do trabalho pedagógico para a alfabetização matemática, em que foi realizada a leitura com pausas para análise troca de ideias, críticas e sugestões. (pág. 5-10)

Em seguida, refletimos acerca de tal questão:



Em seguida, fomos a diante com a proposta do jogando "Pintando o 7" : regras e fichas para cada grupo, ler, aprender a jogar e praticar e eu, enquanto Orientadora, fui passando nos grupos para verificar o modo de jogo. Ao final fizemos uma avaliação coletiva e as possíveis variáveis diante de cada avaliação surgida nos grupos. (Modelo em Textos e Atividades)

Algumas imagens...





Como sugestão de vídeo para as professoras analisarem e utilizarem na prática com seus alunos:

(Ursinho Pooh 1,2,3 Descobrindo os números e as contas)
(Donald no país da Matemática)

Após resumo do vídeo, explicando sobre o que se trata cada um deles, prosseguimos com o estudo da Organização do Trabalho Pedagógico, porém desta vez, com o caderno dividido em 5 grupos, para leitura e estudo e síntese de palavras-chaves referentes a cada parte do texto para explicar no coletivo cada parte na qual se remete a:
  • organização da sala de aula: fazendo acontecer;
  • o fechamento da aula;
  • a tarefa de casa;
  • avaliação, progressão e continuidade das aprendizagens.
Socializações no próximo encontro das palavras-chave.

Orientadora Náysa Taboada
1º ano



Nenhum comentário:

Postar um comentário