Iniciamos o encontro com uma história deleite da autora Ana Terra:
Retomamos oralmente o encontro anterior concluindo a atividade de palavra-chave das partes do texto "Organização da sala de aula: fazendo a aula acontecer" e explicações dos grupos:
Em seguida damos sequência ao estudo, porém com foco no jogo na aprendizagem dos alunos, mas precisamente em Matemática. Assim, utilizamos o texto Parte I do caderno Jogos, como podes conferir AQUI. Págs 5-11. Como metodologia cada grupo (05) ficou com uma parte do texto, escolheu um orador para a leitura para o coletivo de sua parte e fazer as contribuições, o que foi muito positivo.
Debatemos sobre a realidade local, as possibilidades, dificuldades e positividade em trabalhar o jogo no 1º ano de nossas escolas.
Para dar sequência ao estudo, foi proposto o Jogo Super Trunfo com dados dos alunos, lembrando sempre que há grandes possibilidades de variações dos itens, como sugeridos por elas após o término do jogo: quantidade de letras, quantidade de vogais e consoantes, etc...
O modelo do jogo encontra-se na aba: Textos e Atividades.
Imagens da turma antes e durante e após o jogo:
Além de tais propostas, incluímos a reflexão o vídeo cordas, como mostra a imagem acima e fizemos uma análise de pontos referentes ao relatórios propostos no primeiro encontro para juntos a tais análise propor a Tarefa Não Presencial da Semana, observe:
A tarefa proposta será apresentada no próximo encontro.
Até lá!
Lembrancinha do Dia das Mães com bombom! =D
Até lá!
Lembrancinha do Dia das Mães com bombom! =D
(Contribuição do Setor da Ed. Especial/SEMED)
Orientadora Náysa Taboada
1º ano Flor de Lis
Olá! Gostei muito de seu blog! Suas aulas parecem ser bastante dinâmicas e proveitosas. Parabéns! Estou gostando muito da formação do PNAIC e é sempre bom pesquisar e conhecer como o curso está acontecendo em outros lugares.
ResponderExcluir