Em 12 de maio de 2014, realizamos nosso 5º encontro com o tema: "Quantificação, registros e agrupamentos"
Iniciamos o encontro retomando o 4º encontro com a seguinte questão?
Em seguida, realizamos as apresentações na qual foi muito produtiva e com participação das professoras alfabetizadoras em não somente contribuir com suas experiências, mas também com dicas e alternativas de prática a partir de cada atividade apresentada.
Segue algumas imagens:
Jogo dos 15
Texto como ponto de partida
Jogo com dado
(adição)
Carteiras numeradas
Bingo
Bingo 0 à 50
Dominó aditivo
Jogo da memória
Amarelinha
Sugestão de atividade - 1º ano
Após as belíssimas apresentações, foi sugerido às Professoras Alfabetizadoras enviar as regras e modelo de cada jogo, para elaborarmos um acervo destes materiais.
Em sequencia fizemos a dinâmica do presente. Foi levado um presente para a turma, mas que só havia 1 e precisaríamos chegar em um consenso de quem ficaria com o presente? De acordo com cada critério exposto pelas professoras alfabetizadoras, chagamos a conclusão que um sorteio seria o mais adequado para o momento. Assim o fizemos. Nossa vencedora foi a Professora Saula...
Logo após foi agregado a dinâmica, a historinha deleite: "Quem vai ficar com o pêssego" (slide) Yoon Ah-Hae, uma história que contempla a dinâmica apresentada e nos direciona e sugere o trabalho com conteúdos matemáticos.
Posteriormente demos início ao tema "Quantificação, registros e agrupamentos" com a leitura dos objetivos do módulo, e leitura circular do texto Mito: Redutomasculino, herança dos pais e exposição negativa da mídia Autora: Sandra Maira Zen Zacarias.
Posteriormente demos início ao tema "Quantificação, registros e agrupamentos" com a leitura dos objetivos do módulo, e leitura circular do texto Mito: Redutomasculino, herança dos pais e exposição negativa da mídia Autora: Sandra Maira Zen Zacarias.
Uma leitura de trouxe boas discussões e reflexões acerca do tema, sendo bem produtivo e para sitematizar tais reflexões realizamos a atividade do quadro "Para que serve a Matemática?" em grupos e com recorte de revistas e explicação dos grupos. Confira algumas imagens...
Tal proposta foi solicitada para que fizessem com suas respectivas turmas para ouvirmos o discurso e ideias dos alunos a respeito da matemática e socializar e entregar no próximo encontro, dando sequencia ao slide dialogado. Com o curto tempo, não foi possível terminar todo o planejamento, sendo assim concluiremos o 5º encontro, iniciando o 6º com o estudo do texto "A construção do número"...
Até lá!
Náysa Taboada
Orientadora 1º ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário