Blog destinados aos professores alfabetizadores e demais educadores interessados nos materiais e reflexões acerca do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no 1º ano do Ensino Fundamental.
Neste último dia 27 de novembro de 2015 tivemos a felicidade de participar do Seminário de encerramento/ PNAIC do município de Rio Novo - ES. Na ocasião apresentamos o tema:
" Os saberes e fazeres do Pacto Nacional: possibilidades e trocas de experiências"
Foi um momento muito gostoso de reflexões e ações acerca da prática pedagógica nos anos inicias contemplando os três anos de formação, estudo e muita aprendizagem. Só temos o que agradecer a Coordenadora local Gleice Maria Silva do Nascimento, ao Orientador do município Edmar Napoleão Roza e a todos os professores que participaram deste encontro nos saudando com muita receptividade, atenção e participação durante nossas menções.
Segue algumas imagens deste momento:
Que venha o nosso seminário local nesta semana!!!
Uma semana de Seminário municipal e estadual, em breve novas postagens!
Ontem, dia 23 de novembro realizamos nosso último encontro com organização da apresentação para o Seminário PNAIC e em seguida, uma saidinha para descontrair, que foi muito positivo.
Segue algumas imagens...
Que venha o Seminário com novas contribuições e trocas de experiência!
Até lá! =D
É com muita alegria e satisfação que eu, Náysa Taboada e minha parceira de Orientação Valéria Rocha estaremos no município de Rio Novo - ES para um bate-papo com professores na Palestra:
"Saberes e fazeres do PNAIC: possibilidades e trocas de experiências"
Compartilhar experiências é sempre positivo e este é um dos focos do nosso trabalho, assim como o blog Flor de Lis.
Hoje, dia 09 de novembro, fizemos uma análise das temáticas debatidas ao longo deste semestre, iniciando com uma retomada do encontro anterior, sobre as palestras explicitando os Transtorno Opositor Desafiador e o Transtorno do Défict de Atenção e Hiperatividade, associados aos cotidianos das escolas, em seguida demos procedimento realizando uma análise crítica sobre a interdisciplinaridade, textos anteriores, conhecimentos e experiências vividas e o artigo de opinião presente na Revista Nova Escola do mês de outubro, em que disponibilizei para os professores para debatermos o assunto.
Conversamos a respeito deste assunto e as práticas escolares.
Assim, seguimos com o tema do encontro de hoje, a avaliação no ciclo de alfabetização, dando o feedback das atividades de registro de avaliação proposto em encontro do mês anterior e algumas reflexões acerca deste trabalho, como nos mostra o slide:
Em meio ao slide dialogado é proposta a atividade de análise dos relatos de avaliação e preenchimento do quadro e uma leitura em paralelo a reflexão entre o certo/errado, saber/não saber que disponibilizo abaixo:
Finalizando os slides, com as reflexões e análises propostas nele, conversamos a respeito do Seminário Local e as apresentações dos relatos de experiência.
Estamos chegando ao fim...
... dia 23/11 teremos nosso 10º encontro de encerramento.
O encontro de hoje é complementar a temática de avaliação e diversidade/inclusão como temos refletido durante os encontros anteriores.
Nesta segunda do dia 26 de outubro, fomos agraciados com um mini seminário (palestras) contemplando tais temas, como mencionado acima.
A primeira palestra foi ministrada pela Psicóloga Nivalda Mello com os temas:
Transtorno Opositor Desafiador (TOD); e
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Como tais transtornos estão presentes no ambiente escolar, a palestra foi muito interessante e contribuiu bastante aos nossos cursistas, assim como gerou muitas indagações e desabafos durante o momento aberto aos questionamentos, o que em nossa avaliação como orientadores, foi muito positivo.
Eis algumas imagens:
No segundo momento tivemos a presença da Professora especialista Joyce Adriane, que atua como professora do AEE e nos orientou de forma brilhante sobre a avaliação com alunos com NEE, como proceder, mencionou sobre metas curtas e alcançáveis para cada aluno com NEE e como podemos enquanto profissionais da educação auxiliar neste processo de aprendizagem dos alunos, além e reafirmar a necessidade de envolvimento de todos da equipe e pais neste processo.
Segue imagens:
Gostaríamos em nome de todos os orientadores, agradecer esse momento de crescimento e contribuição aos nossos conhecimentos e que nossos professores alfabetizadores tenham aproveitado cada palavra de forma a acrescentar em seus saberes a reflexão entre a teoria e a prática no cotidiano escolar.
Neste dia 19 de outubro realizamos o 7º encontro do PNAIC 2015.
Iniciamos o encontro retomando o encontro anterior sobre transversalidade e interdisciplinaridade, e iniciamos o curso com o vídeo que complementa o tópico anterior:
Algumas questões norteadoras, após o vídeo foram provocadas à reflexão:
Como pode ser trabalhado esta questão no 1º ano do ciclo de alfabetização?
Quais as possibilidades e dificuldades encontradas na prática cotidiana?
Fizemos a leitura circular com intervenções do texto: "O tempo escolar em propostas interdisciplinares de ensino: a leitura como elo integrador..." (34-39)
Após o texto, realizamos a atividade em grupo de quadro com as possibilidades e dificuldades nas práticas cotidianas em trabalhar a interdisciplinar com ou sem projetos.
Após as apresentações fizemos uma comemoração ao Dia do Professor, com lanche compartilhado e lembrancinha " Eu <3 alfabetizar="" span="">3>
Divisão dos grupos para análise dos relatos de experiências do caderno 3. Sendo que cada grupo ficou com um relato para análise de acordo com as questões a seguir e expostas no slide para socializar com a turma em sequencia.
Após o debate e socialização dos relatos, demos continuidade ao slide dialogado até determinado momento para a exibição do vídeo: Interdisciplinaridade e Transversalidade:
Fazendo um link com as discussões, foi proposto a leitura do texto: "Para além da interdisciplinaridade" para análise crítica em relação ao que entendemos sobre o que é interdisciplinaridade.
Voltando aos slides, encerramos e concluímos o encontro com a reflexão sobre projetos interdisciplinares. Um outro olhar acerca da prática pedagógica, na qual trataremos mais adiante ;)
O encontro foi desenvolvido de acordo com a programação exposta em slide, como disponibilizo abaixo, leitura do texto circular com diversas contribuições e intervenção, além de relatos das professoras em diversas situações apresentadas no decorrer do texto.
I – Introdução do tema central da formação: a criança no ciclo de alfabetização. A introdução da temática se dará por meio da seguinte atividade de leitura e interpretação de texto:
a) Leitura silenciosa e/ou exibição do poema Infância (Carlos Drummond de Andrade)
https://www.youtube.com/watch?v=Pm3dI6qznms
b) Escuta da Música "Criança não trabalha” (Arnaldo Antunes)
c) Discussão sobre o poema e a música a partir das questões:
O poema de Drummond retrata a o quê? De que forma?
O que faz ele lembrar o tempo de criança?
Pela poesia, é possível afirmar que a infância de Drummond retrata a infância da maioria das
crianças de sua época e também da atualidade?
E a música de Arnaldo Antunes? Ela tematiza o quê?
É possível traçar aproximações entre a poesia de Drummond e a música de Arnaldo Antunes?
d) Produção escrita (individual) das lembranças de infância.
- Imagine que você tenha sido convidado a apresentar um texto sobre a sua infância para ser publicado em um jornal local. O jornal está fazendo uma divulgação das lembranças de infância das professoras alfabetizadoras como pauta para as comemorações do dia das crianças. Elabore o texto, a partir das seguintes questões: Que criança fui e que infância vivenciei? Como a escola me transformou em aluno.
- A partir das apresentações das lembranças da infância problematizar com o grupo diferenças em relação à infância das crianças de hoje.
e) Apresentação dos objetivos do encontro e do caderno 2.
IV - Discussão sobre as lembranças de infância dos professores e semelhanças e/ou diferenças em relação ao que o documentário tematiza sobre infância das crianças.
V - Leitura do texto “O lugar da cultura escrita na educação da criança: pode a escrita roubar a infância?”
a) Discussão do texto (chamar atenção para diferentes formas de se conceber a infância e as implicações para o processo de ensinoaprendizagem no ciclo de alfabetização na perspectiva da escola inclusiva. Para isso, o formador terá que fazer uso de aspectos que estão contemplados nos textos “Infância e educação inclusiva como direito de todos” e “A criança, a educação infantil e o ensino fundamental de nove anos”. No caso desse último texto, explorar os extratos de entrevistas realizadas com crianças na página 40 a 42)
III – Análise do Livro Didático utilizado nas escolas.
a) Incialmente, a análise será individual. Cada professor alfabetizador analisará se o LD contempla os aspectos discutidos sobre infância (Os textos do livro permitem as crianças se verem como crianças com direito a infância? O livro trabalha com jogos, brincadeiras? Há uma articulação entre aprender e brincar? O livro emprega estratégias lúdicas que permitem a valorização de culturas da infância? Há atividades que partem do lúdico e abrem para a possibilidade de um trabalho interdisciplinar?)
I - Continuação: Apresentação e discussão das análises do LD
a) A turma será dividida em 6 grupos para socialização das análises nos pequenos grupos. Cada grupo deverá definir os aspectos que serão apresentados no grupo maior para discussão e intervenções do formador.
II - Ressignificação de uma unidade do livro de forma a contemplar atividades lúdicas para o ensino do conteúdo proposto e abordagem interdisciplinar.
No dia 14 de setembro de 2015, foi realizado o 3º encontro da Formação PNAIC com o tema: "Diversidade linguística no ciclo de alfabetização"
Iniciamos os trabalhos com a história deleite: "Contos africanos: amigos, mas não para sempre"
Após o vídeo foi realizado as intervenções como propõe o slide...
Além dos slides, trabalhamos com algumas ilustrações do tema, por meio de vídeos, como:
O estudo do texto, foi proposto em divisão de grupos, destacando as partes mais interessantes para compartilhar com toda a turma e roda de conversa sobre o assunto de forma geral.
As apresentações foram produtivas e provocou várias contribuições de experiências anteriores, que facilitou o entendimento e troca de conhecimentos acerca do tema.
Neste dia 31 de agosto realizamos nosso segundo encontro do PNAIC 2015, retomamos o encontro anterior finalizando o vídeo sobre o currículo no ciclo de alfabetização, com intervenções e contribuições acerca de cada nova temática do vídeo, como já apresentado na postagem anterior.
Em seguida iniciamos o trabalho com o tema deste encontro que está bem associado ao currículo e inclusive foi mencionado por diversas vezes no vídeo proposto: "A Avaliação no ciclo de alfabetização."
Passamos o slide proposto pela universidade, porém suprimi algumas partes, haja visto a amplitude do mesmo, mas deixo aqui o conteúdo por completo para acesso.
No decorrer dos slides, as atividades propostas foram realizadas em grupos e com debates e apresentações.
O vídeo sobre avaliação apesar de não ter sido trabalhado com a turma devido ao tempo, fiz um breve relato sobre o que se tratava, a enquete e os argumentos que justificam. O que foi debatido e bem produtivo na turma flor de lis.
Como tarefa não presencial a ser entregue no próximo encontro do dia 14/09:
Até dia 14/09
Abraço
Náysa Taboada
Orientadora 1º ano