Seguidores

quarta-feira, 3 de abril de 2013

3º Encontro PNAIC Flor de Lis


3º encontro
1º de abril de 2013


Iniciamos nosso encontro com a apresentação e algumas orientações do nosso blog: http://pnaicflordelis.blogspot.com.br/ em seguida fizemos uma retomada do encontro anterior, através da leitura de slides, resumindo a unidade 1.

Verificamos a tarefa de casa proposta: ficha de acompanhamento individual dos alunos e o instrumento diagnóstico por eles utilizados.

Em seguida foi realizada a leitura do texto: “Avaliação no ciclo de alfabetização”, com algumas pausas para explanação. Realizamos a leitura dos direitos de aprendizagem, onde intensificamos a questão do o que deve ser Introduzido/Aprofundado e Consolidado no 1º ano do Ensino Fundamental e a partir daí analisar o seu instrumento de avaliação e o que está contemplado nos direitos de aprendizagem geral proposto pelo PNAIC.

Após este momento foi preenchido o quadro de perfil da turma, que ficou para ser concluído em casa como tarefa, para ser entregue em nosso próximo encontro.

Neste momento foi disponibilizado o vídeo sugerido pelo PNAIC sobre Alfabetização e Produção de texto, em 2 partes, onde foi exposto, os grandes eixos da alfabetização:

1.       Atividades de apropriação do sistema de escrita;
2.       Leitura e produção de texto

Foram sugeridas novas práticas com jornal, produção de gêneros textuais diversificados, como por exemplo, anúncio de classificados, manual, contos, etc. e apresentação das experiências dos professores que trabalham com o 2º eixo, além de um bate-papo com a coordenadora pedagógica da escola do caso. 

Para assistir os vídeos, clique AQUI:

Após a visualização do vídeo, foi analisado o relato de duas práticas de instrumento diagnóstico com alguns questionamentos a serem discutidos, feitos a socialização dos debates foi proposto, a tarefa de casa e entregue a lembrancinha de Páscoa.
  • Concluir a ficha de acompanhamento individual dos alunos;
  • Preencher o perfil da turma;
  • Analisar e comparar os direitos de aprendizagem com a proposta curricular do município e responder os questionamentos propostos.


Náysa Taboada

Nenhum comentário:

Postar um comentário