3º encontro
1º de abril de 2013
Iniciamos nosso encontro com a apresentação e algumas
orientações do nosso blog: http://pnaicflordelis.blogspot.com.br/
em seguida fizemos uma retomada do encontro anterior, através da leitura de
slides, resumindo a unidade 1.
Verificamos a tarefa de casa proposta: ficha de
acompanhamento individual dos alunos e o instrumento diagnóstico por eles
utilizados.
Em seguida foi realizada a leitura do texto: “Avaliação no
ciclo de alfabetização”, com algumas pausas para explanação. Realizamos a
leitura dos direitos de aprendizagem, onde intensificamos a questão do o que
deve ser Introduzido/Aprofundado e Consolidado no 1º ano do Ensino Fundamental
e a partir daí analisar o seu instrumento de avaliação e o que está contemplado
nos direitos de aprendizagem geral proposto pelo PNAIC.
Após este momento foi preenchido o quadro de perfil da turma,
que ficou para ser concluído em casa como tarefa, para ser entregue em nosso
próximo encontro.
Neste momento foi disponibilizado o vídeo sugerido pelo PNAIC
sobre Alfabetização e Produção de texto, em 2 partes, onde foi exposto, os
grandes eixos da alfabetização:
1.
Atividades de apropriação do sistema de
escrita;
2.
Leitura e produção de texto
Foram sugeridas novas práticas com jornal, produção de
gêneros textuais diversificados, como por exemplo, anúncio de classificados,
manual, contos, etc. e apresentação das experiências dos professores que
trabalham com o 2º eixo, além de um bate-papo com a coordenadora pedagógica da
escola do caso.
Para assistir os vídeos, clique AQUI:
Para assistir os vídeos, clique AQUI:
Após a visualização do vídeo, foi analisado o relato de duas
práticas de instrumento diagnóstico com alguns questionamentos a serem
discutidos, feitos a socialização dos debates foi proposto, a tarefa de casa e
entregue a lembrancinha de Páscoa.
- Concluir a ficha de acompanhamento individual dos alunos;
- Preencher o perfil da turma;
- Analisar e comparar os direitos de aprendizagem com a proposta curricular do município e responder os questionamentos propostos.
Náysa Taboada
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