Seguidores

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Unidade 2

4º Encontro



Abrindo a 2ª unidade, o tema em reflexão é o Planejamento. Nosso encontro iniciou com a leitura deleite: O Peixe Pixote, mas com uma pontinha de suspense da historinha “Uma zebrinha preocupada” disponibilizada antecipadamente ao blog.

Em seguida houve a sequência de slides, com a leitura e apresentação da segunda unidade, os objetivos e texto do caderno PNAIC: Planejamento Escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Após algumas reflexões iniciais, foi proposta a primeira atividade: estudo dirigido do texto e socialização das respostas. Enfocando sempre a relação dos eixos na alfabetização.

Mencionei um vídeo proposto pelo PNAIC e que este estaria AQUI disponibilizado para novas conclusões. Vídeo TVescola: Alfabetização e Letramento.

Dando continuidade a proposta do encontro, iniciou-se a reformulação/sugestão de proposta curricular com direitos de aprendizagem do Município, associando aos textos estudados. Tal atividade foi agrupada por escola e será revista futuramente.

Para concluir foi recolhida as tarefas pendentes, avaliação do curso e explicação da tarefa não presencial.


  •  Ler o texto Materiais didáticos no ciclo de alfabetização e planejar uma aula com o uso de diferentes materiais didáticos, que contemple a maior demanda no perfil da turma associado ao direito de aprendizagem utilizando recursos diferenciados.

Como sugestão deixo aqui para as professoras alfabetizadoras o blog da colega formadora de Bertioga - SP: Susana Felix, com várias sugestões e oficinas de materiais didáticos...


Até nosso próximo encontro! =D

Náysa Taboada


Nenhum comentário:

Postar um comentário