Unidade 3
6º Encontro
Neste encontro demos início a 3ª unidade do PNAIC. A princípio e como habitual, realizamos uma retomada do encontro anterior como aponta os slides, conversamos e relembramos os direitos de aprendizagem de História e como podemos trabalhar tal disciplina no 1º ano.
Dando sequencia a essa temática e com a proximidade do Dia das Mães, foi realizada a leitura do livro: Se as coisas fossem mães" de Sylvia Orthof. Após esta leitura, foi proposto aos professores alfabetizadores a tarefa de planejar uma aula contemplando os direitos de aprendizagem de História (Atividade 1)
Após a socialização e conclusão de como é possível contemplar vários conhecimentos de História utilizando a literatura, demos início propriamente dito a Unidade.
O tema desta nova Unidade é A aprendizagem do sistema de escrita alfabética, fiz a leitura dialogada dos slides e prosseguimos marcando as partes mais importantes do texto: A escrita alfabética: por que ela é um sistema notacional e não um código? Como as crianças dela se apropriam?
Por seguinte a proposta foi analisar as duas abordagens disponibilizadas: (Atividade 2)
Com as conclusões e avaliações diante das leituras e análise das abordagens, partimos para a parte final do encontro, onde trata-se da questão das habilidades fonológicas, com o vídeo em 3 partes, sugerido pelo caderno do PNAIC:
Alfabetização: apropriação do sistema alfabético
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Assim, encerramos nosso encontro levando em mente alguns questionamentos que foram provocados e debatidos, confrontando observações entre o vídeo e nossa realidade local, sobre: números de alunos, estrutura escolar, material disponibilizado, tarefas propostas, valorização e compromisso profissional, planejamento e o acompanhamento familiar, itens relativos ao sucesso e fracasso escolar de nossos alunos.
Náysa Taboada
Orientadora PNAIC 1º ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário