5º Encontro
Iniciamos nosso encontro retomando o encontro anterior, conversando sobre as visitas realizadas nas escolas, os registros, as conversas com as Pedagogas e os planos de aula propostos.
Em seguida foi apresentado o tema do encontro: " As rotinas da escola e da sala de aula: referências para a organização do trabalho do professor alfabetizador." Realizamos a leitura do texto proposto pelo caderno do PNAIC em paralelo com os vídeos para ilustrar a temática. São eles:
Em seguida foi apresentado o tema do encontro: " As rotinas da escola e da sala de aula: referências para a organização do trabalho do professor alfabetizador." Realizamos a leitura do texto proposto pelo caderno do PNAIC em paralelo com os vídeos para ilustrar a temática. São eles:
Após a leitura, fizemos a leitura e foco sobre o conceito de atividades permanentes, sequencia didáticas e projetos didáticos. Em seguida foi realizado uma análise da rotina da Professora Ana Cristina como expõe o texto de acordo com as questões disponibilizadas em slide e logo após uma reflexão sobre a rotina no ciclo de alfabetização e na prática de cada professor. (slides 5º encontro)
Aproveitando o tema e subsidiando as reflexões abordadas anteriormente com a unidade texto, as sequencias didáticas e atividades permanentes, foi proposto uma análise em grupo de duas abordagens de trabalho com texto e discutido oralmente as seguintes questões:
Segue a atividade:
Aproveitando o tema e subsidiando as reflexões abordadas anteriormente com a unidade texto, as sequencias didáticas e atividades permanentes, foi proposto uma análise em grupo de duas abordagens de trabalho com texto e discutido oralmente as seguintes questões:
Segue a atividade:
- Há diferença entre as abordagens?
- Qual abordagem mais se aproxima de sua prática utilizando a unidade "texto"?
- Qual sua opinião sobre a interação dos dois grandes eixos na alfabetização?
Aproveitando tal temática de interação após a socialização das ideias lanço a seguinte indagação:
- "Na alfabetização o ideal é trabalharmos somente a Lìngua Portuguesa e Matemática? Porque trabalhar por exemplo Histórias aos alunos?"
Assim, iniciamos os slides dialogados sobre o Direitos de Aprendizagem de História. Leitura: O Cabelo de Lelê - Valéria Belém com alguns questionamentos como disponível na aba "slides", Reiteramos o conceito de que “[...] se aprende a ler e escrever ao mesmo tempo em que se aprendem os conhecimentos relevantes da história humana”. (BRITTO, 2011, P. 66) e fizemos a leitura e análise dos direitos de aprendizagem em História e suas subdivisões comparando ao do município reconstruindo o plano trimestral de História por escola municipal.
Assim, encerramos nossas reflexões acerca da temática deste encontro e fomos para o laboratório de informática, acessar e esclarecer dúvidas em relação ao SIMEC.
Náysa Taboada
Orientadora 1º ano
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