Seguidores

terça-feira, 9 de julho de 2013

10º Encontro PNAIC Flor de Lis

Unidade 4


Nosso último encontro da unidade 4 iniciou como habitualmente com uma historinha deleite: "A Descoberta da Joaninha" de Bellah Leite Cordeiro. Em seguida retomamos oralmente o encontro anterior, relembrando a parte teórica dos jogos na alfabetização, relatos de experiências realizados por colegas de turma e atividades propostas.

Em andamento aos trabalhos anteriores, tivemos novos relatos sobre o uso de jogos, como exposto abaixo:

Professora Rosimerya - Dominó Gigante
 Professora Maria Aparecida trabalhando rimas através de jogos
 Professora Michelli  no relato de experiência com o Dado Sonoro
Professora Mª da Penha expondo o uso de jogos em sala de aula
Professora Ana Maioli relatando o trabalho de sequencia didática
 com a literatura: Casa Sonolenta
Obs: Mais fotos na aba: Prática nas Escolas

Após os excelentes relatos, onde foram expostos não somente a parte positiva do jogo, assim como o que há a trabalhar com os alunos para aperfeiçoar este tipo de prática na rotina escolar, iniciamos a parte prática do encontro. Propostas de jogos aos professores alfabetizadores, como possibilidade de trabalho em sala de aula.

Com baralho numérico, foi proposto e orientado diversas possibilidades e brincadeiras, como: Pega monte, Lince, Jogo da memória, Mico, Tapão, entre outros...


Foi muito interessante, pois muitas professoras não conheciam os jogos propostos no encontro, assim passaram pelo sentimento dos alunos, na ansiedade em aguardar a intervenção do professor para a orientação individualizada (no grupo), perda quando ficaram sem o montinho, algumas tentaram camuflar as regras, com o objetivo de ganhar, rsrs. Como crianças! Foi muito divertido!

Outro jogo diferente e que mexeu com a estratégia e raciocínio das professoras, por ter colocado os comando de acordo com as unidades estudadas, foi o Veritek... 


Com o Veritek, podemos concluir que os jogos não necessariamente deve ser proposto com o desafio competidor entre os alunos, mas sim a questão da colaboração: um aluno ajudando o outro pelo mesmo objetivo.
Obs: Os jogos sugeridos e propostos são de realidade local e presentes nas escolas municipais.

Sabemos que diante da era tecnológica e os alunos como "Nativos digitais" não podemos deixar de refletir acerca do jogo virtual/digital. Sendo assim nos direcionamos, neste segundo momento do encontro, ao laboratório de informática, em que a Professora Formadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Guarapari Naiara dos Santos Nobre, fez uma breve apresentação e reflexão sobre a Educação e a Tecnologia e as possibilidades de trabalho na alfabetização com esta ferramenta tão apreciada pelos alunos.



Agradecemos muito a participação da Tutora Naiara Nobre do NTE, foi perceptível o interesse dos professores alfabetizadores em conhecer um pouco mais das estratégias e tipos de atividades associando a tecnologia a alfabetização dos alunos de forma contínua e complementar aos conteúdos propostos.

Para concluir fizeram uma análise e atividade escrita sobre o que viram e aprenderam e foi proposto a avaliação das unidades 3 e 4 para entrega no próximo encontro.

Rumo a Unidade 5!!! Até lá....

Náysa Taboada
Orientadora 1º ano




Um comentário:


  1. 1-Leitura deleite - Um Sapo Dentro de Um Saco de Marcos Mairton
    2- Unidade 4-Brincando na Escola: O Lúdico nas Escolas do Campo (1º momento).
    3- Ler a seção Iniciando a conversa.
    4- Discutir sobre as seguintes questões: Qual a importância do lúdico no processo de alfabetização para as crianças dos povos do campo? Quais são as atividades que são desenvolvidas em sala que conciliam o prazer e divertimento à aprendizagem no ensino de língua materna?
    5- Ler o texto 1 (Brincando e aprendendo: alternativas didáticas para as crianças do campo), de forma compartilhada. Discutir os aspectos mais importantes do texto, fazendo um diálogo com as respostas dadas às questões acima.

    INTERVALO

    6- Ler a sugestão de atividades da seção Compartilhando e discutir sobre o que se ensina e o que os alunos aprendem com a atividade desenvolvida nessas condições. Foi uma boa atividade? Quais são os objetivos dela?
    7- Elaborar um planejamento de uma aula que considere a necessidade de alfabetizar brincando.

    TAREFAS (para casa e escola)

    1-Vivenciar aulas com base no planejamento elaborado no encontro (item 7).
    2-Ler um dos textos da seção Sugestões de Leitura e anotar as dúvidas ou questões importantes para discussão no encontro seguinte.

    Mensagem

    ResponderExcluir